terça-feira, 1 de março de 2011

REEDUCAÇÃO OU REEQUILÍBRIO? O QUE REALMENTE CONTA?


Não vou me estender sobre os incalculáveis benefícios da prática postural fisioterapêutica, mesmo porque além de ter muita literatura disponível é também de conhecimento popular.
Um exemplo é o RPG, uma das inúmeras técnicas fisioterapêuticas disponível em planos de saúde.
O que vou abordar aqui é uma curiosa visão sobre saúde postural. Certa vez, na faculdade um professor expôs a possibilidade da assimetria postural ser algo natural e muito mais interessante do que uma postura rígida e ereta. Bem polêmico. Mas concordo em gênero, número e grau.

Em gênero porque realmente a postura que cada um é diretamente proporcional a postura intelectual e comportamental, e isso determina o uso que se faz da postura.

Em número porque independe da classe social a postura irá seguir o pensamento, o paradigma natural e isso pode não representar uma dor ou uma disfunção num primeiro momento da disfunção.

E em grau porque como o próprio professor disse é muito mais interessante o desequilíbrio que o equilíbrio. É no desequilíbrio que se estabelece o equilíbrio.
A buscar por equilíbrio é pura perda de tempo porque ele virá naturalmente a cada desequilíbrio da experiência de vida.

Erguer a coluna e respirar profundo depende sim de equilíbrio e treinamento. Mas isso deve acontecer de modo natural e, não há outro sentido senão a prática dos relacionamentos.

Portanto reeducar não representa senão uma amostra do que pode vir a ser qualidade de vida. Não é uma prática natural. O paciente se enquadra na técnica e não o contrário.

Diferentemente no reequilíbrio, o paciente vive técnicas correspondentes ao momento que está passando. De modo natural à partir do desequilíbrio. À partir da assimetria.
A sucessão de práticas são transmitidas pelo fisioterapeuta sob um princípio básico: cada um vive a experiência da terapêutica e aprende com o próprio erro.

Que tenhamos sempre novos erros para amadurecermos dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário