sexta-feira, 13 de maio de 2011

Incidência de lesões no Brasil Fight MMA

No Brasil, a prática de MMA vem crescendo a cada ano. Os lutadores estão se profissionalizando e inúmeros eventos de MMA acontecem em todo o país. Porém, paralelo a esse crescimento, faltam dados referentes às lesões ocorridas no MMA brasileiro, sendo o objetivo deste texto descrever as lesões ocorridas no Brasil Fight MMA.

O evento aconteceu no sábado, dia 13 de março, em Belo Horizonte. Reuniu 17 lutadores profissionais de MMA brasileiros e um lutador profissional americano. Destes, 10 lutadores, representando aproximadamente 60%, sofreram lesões que necessitaram de atendimento fisioterápico imediato após o término das lutas.

Foram diagnosticadas um total de 17 lesões importantes, uma média de 1,7 por lutador. Dessas, 52,94% foram contusões, 17,64% cortes, 11,76% entorses e 11,76% estiramentos.

Em estudo realizado no Ultimate Fighting Championship (UFC), lacerações na face foram as lesões mais prevalentes, representando 47,9%. No Brasil Fight MMA, a articulação do tornozelo foi o segmento corporal mais lesionado, representando aproximadamente 30% das lesões. A articulação do joelho, coxa e face ficaram logo atrás, representando 12% cada. Lesões de tórax, braço, cotovelo, mão, perna e nariz representaram 6% cada.

Quanto ao mecanismo de lesão, 53% ocorreram devido ao golpe do lutador adversário, sendo 62,5% chutes e 37,5% socos. 47% das lesões ocorreram devido ao golpe do próprio lutador, sendo 44,44% chutes, 33,33% socos, chave de perna e queda 11,11% cada.

O atendimento fisioterápico imediato foi realizado de acordo com cada lesão. A crioterapia (gelo) foi a conduta mais utilizada, com objetivo de reduzir a dor e edema. Bandagens funcionais também foram muito utilizadas, para estabilizar as articulações lesionadas.

Estudos sobre lesões no MMA brasileiro são fundamentais para melhorar a reabilitação dos lutadores e também para criar medidas preventivas, a fim de reduzir a ocorrência de lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário