quinta-feira, 16 de junho de 2011

Estados Unidos mudam regras para protetor solar

A FDA, agência americana que regula alimentos e medicamentos, proibiu nas embalagens o uso de termos como "bloqueador solar" e "à prova d’água"

FDA bane uso dos termos 'bloqueador solar' e 'à prova d'água' em protetores

A Food and Drug Administration (FDA), agência americana que regula alimentos e medicamentos, determinou na terça-feira uma série de mudanças nos rótulos de protetores solares. Entre elas está a proibição do uso de termos como 'bloqueador solar', 'à prova d’água' e a denominação de 'amplo espectro", que promete proteção contra os raios nocivos UVA e UVB. O objetivo da agência é facilitar a escolha de produtos que protegem contra queimaduras, câncer de pele e envelhecimento precoce.

Os protetores que afirmam ser de 'amplo espectro' terão de passar por um teste de proteção de raios UVA e UVB. Segundo as novas regras, a proteção contra os raios UVA e UVB deverá aumentar na mesma proporção que os fatores de proteção solar (FPS).

Os filtros solares que passarem no teste e tiverem FPS superior a 15 poderão incluir o seguinte texto em seus rótulos: "Se usado como o indicado, pode reduzir o risco de envelhecimento precoce da pele e de câncer de pele quando usado juntamente com outras medidas de proteção contra o Sol". Entre as medidas estão o uso de roupas – como bonés e camisetas – e a proteção na sombra.

A indicação à 'prova d’água' terá que ser substituída para 'resistente à água'. Nesse caso, segundo as novas regras da FDA, será necessário especificar o período que o produto resiste à exposição. O termo "bloqueador solar" será banido dos rótulos, já que pode confundir os consumidores.

De acordo com o órgão, as mudanças nos rótulos dos Estados Unidos ocorrerão até o verão de 2012 - mas muitos fabricantes se adaptarão antes

Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário