Idealizadores deste trabalho acadêmico
Fisioterapeutas:
Carolina Sales, Cleudiane Santos, Eleab Souza, Fabiana Silva
LER/DORT
Em julho de 1997 o Diário Oficial da União, justifica que o termo DORT foi criado para identificar um conjunto de doenças que são inflamações não infecciosas e provocadas por atividades profissionais que exigem do trabalhador movimentos manuais repetitivos, continuados, rápidos, podendo ser vagarosos e combinados a um ambiente de trabalho ergonomicamente inadequado (PRZYSIEZNY, 1993).
Em 1713 o médico italiano Ramazini registrou sintomas dolorosos nos membros superiores de arquivistas e escribas. Com a revolução Industrial, as incidências tornaram-se mais numerosas, relacionando os distúrbios osteomusculares nos membros superiores de trabalhadores de linhas de montagem (LIMA; SIQUEIRA, 1999).
Zilli (2002), fala que a partir de 1980, os DORT tornaram-se a mais freqüente causa de afastamento do trabalho no mundo. LER/DORT é uma terminologia, segundo as normas técnicas sobre LER do INSS (1993), usada para determinar as afecções que podem acometer tendões, sinóvias, músculos, nervos, fáscias, ligamentos, de forma isolada ou associada, com ou sem degeneração dos tecidos atingindo principalmente os membros superiores, região escapular e pescoço, de origem ocupacional, decorrente de forma combinada ou não do uso repetido de grupos musculares e da manutenção de postura inadequada.
Para substituir o acrônimo LER recentemente foi introduzida designação mais apropriada: DORT- Distúrbios Osteomusculares Relacionado ao Trabalho, que abrange sintomatologia mais ampla e todos os tipos de sobrecargas biomecânicas. (PRADO; RAMOS; VALLE, 2001).
Onde é realizado tratamento na Escola de Posturas com objetivo de orientações e práticas na reabilitação dos pacientes. A escola de posturas é um método de orientação postural composto essencialmente por informações teóricas educativas, podendo também conter práticas de exercícios terapêuticos e treino de relaxamento, que objetiva a auto-educação para uma mudança de atividades posturais e o controle da dor (CARDIA, 2006).
FAÇA O DOWNLOAD DESTE TRABALHO COMPLETO TOTALMENTE GRÁTIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário