domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sua respiração entrando nos eixos


A Fisioterapia respiratória é um conjunto de técnicas, que visam basicamente a correção da dinâmica diafragmática, que se encontra alterada na maioria dos pacientes portadores de Patologias Respiratórias.
Uma respiração correta é indispensável ao bem estar geral e tem como função básica, levar o oxigênio aos tecidos e eliminar o gás carbônico.
O diafragma é o principal músculo da respiração, numa inspiração normal, ele se contrai e promove uma leve projeção do abdome para frente e ocorre a expansão dos pulmões, a musculatura do torax superior deve estar relaxada para que aconteça a distribuição de ar em todas as áreas do pulmão.
Na expiração acontece o relaxamento do diafragma e o retorno dos pulmões à posição inicial, com uma leve contração do abdome.
Numa visão mais moderna, dividimos o corpo em cadeias musculares que são grande grupos musculares.
Temos a cadeia respiratória (inspiratória), a cadeia anterior e a posterior, que são entre outras as mais importantes do corpo.
Tem pessoas que se encurvam para frente, apresentam encurtamento da cadeia anterior outras são retas de mais, tem a coluna retificada, apresentam portanto um encurtamento da cadeia posterior.
No Paciente asmático a cadeia respiratória, geralmente se encontra encurtada e tem relação com toda a coluna vertebral.
Dizemos que o paciente apresenta um bloqueio inspiratório ou seja, ele usa para respirar mais a parte superior do toráx e apresenta uma diminuição do movimento da caixa toráxica inferior com o diafragma tendo sua função invertida.
Na inspiração, ele ao invés de crescer a barriga, encolhe a barriga dificultando assim a descida do diafragma.
Com o passar dos anos, esta respiração errada, provoca um desequilíbrio de toda a musculatura do toráx levando ao surgimento de deformidades torácicas como: peito de pombo, peito escavado, depressão sub-mamária, tórax em tonel, entre outras.
Promove também como consequência alterações da coluna vertebral, desvios da coluna "escoliose", postura cifótica "corcunda", ombros caídos, aumento da curvatura da região lombar a "hiperlordose" etc.
O Paciente cria o círculo vicioso no qual a respiração errada piora a postura errada e a postura errada piora a respiração.
Para tratamento utilizamos uma das técnicas mais modernas que se chama Reeducação Postural Global ou simplsmente RPG, que foi desnvolvida por um francês Philippe Souchard.
O Método visa reeducar a respiração e o corpo ao mesmo tempo promovendo assim uma reestruturação Postural Global.
O trabalho é feito através de posturas estáticas de alongamento e relaxamento de todos os músculos do corpo de forma suave e progressiva.
Assim sendo, vamos esticar o fio das retrações musculares do paciente. Imaginemos várias pessoas numa roda, de braços dados, se uma das pessoas tropeça, carregará todas as outras no seu desequilíbrio.
No decorrer das sessões o paciente vai aprender a conhecer sua respiração e saber posicionar seu corpo corretamente.
Com o tempo se inicia um processo de automatização e o corpo vai assumindo uma postura adequada.
Utilizamos também técnicas de manipulação manual para o relaxamento muscular pois o nível de tensão do paciente que tem asma é muito grande e sabemos como é importante o fator psicológico, principalmente no paciente idoso, pois corpo e mente caminham sempre juntos.
É feito pelo fisioterapeuta uma avaliação rigorosa e a partir daí é traçado um programa individualizado para cada paciente e no final de 10 sessões já podemos observar alguma melhora.
O trabalho é feito em pessoas idosas, adultos e crianças, nestas trabalhamos hoje no sentido de evitar a instalação de deformidades.
Vale salientar aqui a importância das alterações causadas pelos pacientes que respiram pela boca, esta respiração errada cusa transtornos gerais na criança com deformidades de tórax e alterações da coluna vertebral.
Esta respiração produz uma diminuição de oxigenação pulmonar e consequentemente a instalação de um vício respiratório causando distúrbios gerais de crescimento, aprendizado, fala associado à uma angústia respiratória que se reflete numa diminuição na qualidade de vida do paciente.
O Fisioterapeuta tem a função também de orientar a técnica correta de uma nebulização eficiente assim como o uso de bombinhas, espaçadores e do Peak flow.
O Tratamento dá ênfase a técnicas de relaxamento e alongamento de todos os músculos do corpo, engloba técnicas de desobstrução brônquica e das vias aéreas superiores, reeducação diafragmática e funcional respiratória, correção das de formidades do tórax e da postura global do paciente.
Trabalhamos no sentido de uma readaptação gradativa aos esforços físicos encorajando o paciente à participar de atividades físicas em geral, dentro de um padrão de normalidade.
Só a pessoa asmática poderá, não apenas controlar sua doença mas melhorar sua qualidade de vida.


Fonte: Asmatics Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário