Desde a introdução do Hormonio do Crescimento em sua forma recombinante, seu uso é diverso e esta se multiplicando. É a forma de terapia indicada para todos os tipos de baixa estatura porque atua de forma direta e indireta no crescimento ósseo.
Entretanto existem complicações ortopédicas durante seu uso em pacientes pediátricos. São as principais: Síndrome do Túnel do Carpo (STC), doença de legg perthes, Escoliose e Epifisiólise do Quadril. A etiológia dessas complicações é desconhecida.
O link patológico entre o GH e essas complicações não é bem estabelecido, assim como a sua incidência. Como a STC e a doença de legg perthes são raras na população é de dificíl avaliação o aumento da sua incidência durante o uso do GH.
Apesar da segurança do uso do GH, é aconselhável sua parada na ocorrência da Dça de Perthes e na progressão de uma escoliose.
Finalmente, é recomendável se manter alerta da possibilidade dessas complicações durante o uso do hormônio. Isso é extremamente importante de se reconhecer na presença de uma Escoliose e uma Epifisiólise do Quadril, que podem trazer problemas graves futuros a esses pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário